Resenha – 13 segundos
Resenha – 13 segundos

Não sei dizer ao certo quanto tempo faz, mas assistir aos vídeos da Bel Rodrigues sobre crimilogia, resenhas de livros e séries se tornou rotina quando coloco em dia o meu feed do Youtube. Desde quando ela lançou seu primeiro livro, me empolguei para ler, comprei um exemplar e devorei em um dia.

13 Segundos é o livro de lançamento da Bel Rodrigues como escritora. Já conhecida como booktuber, ela publicou a história que começou a desenvolver ainda adolescente. O livro começa com a narração de Lola, a protagonista que está vivendo a fase de despedida do ensino médio e as incertezas pré vida adulta. Seus amigos são peças fundamentais para a história, estão sempre presentes em sua vida, incentivando seu sonho de se tornar uma cantora.

Após o término de um relacionamento conturbado, Lola que esteve sempre focada em estudar e se aperfeiçoar no canto participando do coral da escola, decidiu criar um canal de covers no Youtube para praticar e divulgar seu talento. No meio do caminho, conhece John, um intercambista, que a faz mudar de pespectiva sobre a própria vida, valorizando cada momento que tem junto dos amigos.

A história de Lola é dividida entre antes e depois de 13 segundos que mudaram e desmoronaram sua vida. São esses segundos que a faz cair por terra durante o sonho que estava vivendo, sendo reconhecida por milhares de pessoas pela internet com a sua voz única. Do dia para a noite tudo se transforma em pesadelo e, sem saber lidar com o que acontece, Lola se afasta de todos. Aos poucos, com a ajuda de outras pessoas que passaram pela mesma situação que ela, consegue se manter forte para superar esse momento difícil.

Uma das questões mais sérias abordadas é a importância de se ter uma rede de apoio, seja de pessoas conhecidas ou não. O fato de já existir um pré-julgamento da sociedade, torna a sobrevivência em situações como da Lola algo extremamente difícil e quanto mais pessoas tiverem consciência e empatia, menos casos desse tipo seriam relativisados.

A leitura de 13 segundos é fluída e gostosa de aproveitar cada capítulo. Logo no início me senti parte da história, como se eu fosse uma das amigas de Lola e estivesse presente em cada momento descrito. Quando dei por mim, já estava prestes a terminar o livro e já sentia saudade de poder acompanhar a jornada da Lola. Ah, sem contar que durante a leitura você pode ter uma trilha sonora sugerida pela autora em cada capítulo e que casa perfeitamente com cada momento da história.