Mulheres e Poder – Um Manifesto
Mulheres e Poder – Um Manifesto

Desde que passou a minha fase de introdução à política e feminismo, passei a filtrar mais os conhecimentos que absorvo e compreender o quanto a existência das mulheres está historicamente interligada à palavra resistência.

Resenha

No livro Mulheres no Poder – Um Manifesto, a historiadora e acadêmica Mary Beard apresenta duas palestras apresentadas sobre mulheres na política, desde a Grécia Antiga, fazendo referência à maneira como a mitologia apresentava as mulheres e ao decorrer da história, como continuamos reproduzindo o mesmo discurso há séculos.

livro aberto, mostrando a frase "mulheres no poder"

Um dos exemplos usados é a extrema necessidade da sociedade de masculinizar aquelas que chegam em um nível de poder alto, como presidência de um país ou ministra. Antes não tinha essa percepção, mas é nítida a maneira como as mulheres são masculinizadas, mesmo que instintivamente, para que haja maior credibilidade em suas falas, como a Margaret Thatcher, por exemplo, que ficou marcada com o apelido carinhosamente dado como Dama de Ferro, dando a entender que sua postura firme, decidida e com escolhas polêmicas, colocadas acima de muitos homens com cargos inferiores ao dela, só eram válidas por ser referida como punhos de ferro. Afinal, uma mulher ou é submissa, ou é louca, rabugenta e histérica, querendo falar mais alto do que os homens, quem elas pensam que são para querer um espaço tão importante na sociedade?

páginas do livro "mulheres e poder", onde uma mulher faz gesto do pôster we can do it

Mulheres no Poder também cita o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff e como foi descredibilizada e colocada em dúvida a todo momento, tanto por parte dos civis, quanto por parte do próprio parlamento brasileiro. Além disso, o livro também ressalta o fato de que as mulheres que se colocam em posição de poder, sentem a necessidade de se vestir de maneira que não interfira em sua confiabilidade, ou seja, em grande maioria de terno e roupa que se assemelham ao guarda-roupa masculino.

livro aberto na página "a voz pública das mulheres"

Em geral, acredito que o livro Mulheres no Poder – Um Manifesto é perfeito para que seja percebido através de fatos históricos, como todas nós precisamos estar sempre dois passos à frente para ocupar o mesmo espaço que homens estão presentes há décadas. Indico a leitura principalmente para quem busca compreender melhor sobre a relação das mulheres com a política, os feitos e o que ainda precisa mudar.

Você encontra o livro Mulheres e Poder – Um Manifesto, na Livraria Saraiva e na Amazon, em e-book ou capa dura.


Ficha técnica

Editora Crítica (Março 2018)
128 páginas
Autor: Mary Beard