A Livraria Simples
A Livraria Simples

Eu amo livros, sejam novos ou velhos, digitais ou físicos. Mergulhar nos pensamentos da pessoa que escreveu, viajar e me sentir parte de histórias fictícias, tudo isso torna a experiência de um leitor muito especial. Com a praticidade de comprar livros digitais e físicos pela internet, é fácil de se esquecer como é uma livraria de verdade, diferente daquelas megastore que tem de tudo um pouco e acaba desfocando um pouco da experiência da buscar um livro e apreciá-lo antes de comprar. 

Vim compartilhar minha experiência de encontrar um cantinho aconchegante e que tem todo aquele clima de livraria pequena. 

Uma pessoa nas redes sociais compartilhou um pacote de papel pardo, com alguns carimbos fofos, tudo feito com muito cuidado. Fiquei curiosa e fui atrás do lugar marcado na foto. O nome é Livraria Simples e ela faz jus à ele. 

No meio do bairro do Bixiga, em São Paulo, uma casinha charmosa, com a entrada que desperta a curiosidade de saber como é o lado de dentro. Um corredor cheio de livros já dá boas vinda a quem passa pela porta. O primeiro cômodo é repleto de prateleiras do chão ao teto, recheadas de livros de todos os tipos e gêneros. É fácil se encantar e esquecer até mesmo o título que buscava.

A decoração é feita de pequenos detalhes, pôsteres e quadros pelas paredes, jornais literários, móveis com uma longa história de vida, caixotes que servem de apoio para mais livros. 

Seguindo pelo corredor, com mais prateleiras e livros, uma copa, com cozinha e café fresquinho que é servido aos clientes. Mais alguns livros e uma porta para o jardim, cheio de flores e folhas de diferentes tipos e tamanhos. Quase é possível de imaginar morando em uma casa exatamente desse jeito. Fiquei pensando acordando pela manhã, preparando o café, regando as plantinhas e escolhendo qual seria o livro lido naquele dia.

Fiquei horas olhando pelas estantes e prateleiras, encontrei livros recém lançados e alguns mais antigos, me senti realmente em casa e esqueci completamente do tempo. Consegui achar títulos que buscava há muito tempo, outros que não conhecia, mas já passei a desejar. 

Depois de algum tempo decidi quais seriam os escolhidos para levar e fui ao caixa. A mulher que me atendeu compartilhou comigo como é detestável o tempo de São Paulo e como é impossível viver sem problema respiratório na cidade. Ela pediu que eu aguardasse e voltou com um pacote de papel pardo, escrito meu nome e com alguns carimbos fofos, tudo bem delicado. 

caixa. A mulher que me atendeu compartilhou comigo como é detestável o tempo de São Paulo e como é impossível viver sem problema respiratório na cidade. Ela pediu que eu aguardasse e voltou com um pacote de papel pardo, escrito meu nome e com alguns carimbos fofos, tudo bem delicado. 

Saí extasiada e muito feliz de ter encontrado essa casa tão aconchegante e meiga, no meio do caos de São Paulo. Um lugar onde o tempo passa devagar, na cidade onde todos andam com pressa. Prometi a mim mesma voltar lá sempre que for para São Paulo, mesmo que seja para tomar um café e admirar as imensas prateleiras recheadas de livros. 

E pra quem quiser conhecer, a Livraria Simples fica na Rua Rocha, número 259, em São Paulo.